O Presídio Regional de Santa Maria será palco de um desfile de moda especial na próxima segunda-feira. O evento marca a formatura da segunda turma dos cursos profissionalizantes do Pronatec em parceria com a Susepe. Ao todo, oito apenadas do regime fechado devem apresentar o resultado de três meses de aulas de Modelismo e Costura.
As peças foram criadas e confeccionadas pelas presas, com orientação dos professores Paulo Brasil e Antoninha Pedroso da Rosa. Ambos estão por trás da marca santa-mariense Limite Urbano, que estabeleceu um convênio com a Susepe. No desfile, uma modelo e duas presas apresentarão três vestidos modelados, costurados e bordados pelas alunas, além de outras peças, que estarão expostas.
Conforme Renata de Marco Domingues, psicóloga do presídio, os cursos qualificam as detentas que, muitas vezes, saem da sala de aula empregadas. Uma delas, após progressão de pena, trabalha como costureira na sede da Limite Urbano. Outras, que ainda não tiveram a redução da pena determinada, trabalham dentro da casa prisional como costureiras da marca e recebem salário, mas não podem ter carteira assinada.
Atualmente, o Presídio Regional de Santa Maria tem 60 presas. Dessas, cerca de 30 são condenadas. Quem quiser conferir as criações de perto, deve telefonar para o presídio e confirmar a sua presença até as 17h de amanhã. O contato é (55) 3220-3806. O desfile é as 14h, no Pavilhão de Trabalho do presídio.